Banner

FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS

alt

“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. GN 2:18, 21 – 24.

 A palavra FAMÍLIA é de origem latina, que significa: “pessoas com vínculo íntimo de relacionamento”. Pode também ser definida como uma reunião de pessoas unidas pelo sangue, formando uma pequena sociedade, base da sociedade universal.
A família é a primeira ponte colocada por Deus entre o indivíduo e a sociedade, por isso ela não dever ser simplesmente considerada uma reunião de pessoas debaixo do mesmo teto. Ela foi minuciosamente projetada por Deus para suprir necessidades básicas do homem.
Nossa família, por mais bem ajustada que ela seja, jamais será perfeita. Somos todos imperfeitos. Quando nos reunimos em família, posso dizer que é uma reunião de imperfeições. Sua família não alcançará a perfeição, mas Deus quer fazê-la muito feliz.
A família está se deslocando do centro da sociedade. Ela está sendo marginalizada. Podemos ver a pulverização dos valores instituídos por Deus. Infelizmente estamos presenciando a dissolução da família com o crescimento do número de divórcios.
Uma família bem ordenada, bem disciplinada, fala mais em favor do cristianismo do que todos os sermões que se possam pregar. A família é idéia de Deus. Foi Ele quem celebrou o primeiro casamento. Deus encontrou na família a solução para a solidão do homem.
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. GN 2:24
Deixar, aqui neste texto, não é abandonar, mas tornar-se independente. O deixar deve ser geográfico, financeiro e emocional. Unir fala-nos de apegar, juntar, afeiçoar. Esta união deve ser permanente, exclusiva e monógama.
Um dos grandes problemas hoje nas famílias é a falta de diálogo. A comunicação dentro de casa não tem tido prioridade, por isso não há êxito na maioria dos relacionamentos familiares.
A Bíblia nos diz: “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo”. PV 16:24
A palavra comunicação (do latim: comunicatio), significa tornar idéias comuns. É compartilhar informações de forma que o outro entenda. Conversar (versar juntos), fala de diálogo. Infelizmente o isolamento tem crescido dentro de casa. Cada um tem sua televisão, computador, vídeo game, celular. Compromissos separados, refeições separadas, lanches rápidos.
Cuidado com suas palavras. Com ela abençoamos, mas também amaldiçoamos. Guarde a sua boca do mal, pois o que nos contamina não é o que entra pela boca, mas o que sai.
A Palavra de Deus nos diz: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”. PV 18:21
Palavras que podem MATAR:
- Estúpido: mata o amor próprio.
- Nunca: mata a esperança.
- Mentiroso: mata a confiança.
- Depois: mata a oportunidade.
- Arrependo-me de ter casado com você: mata a comunhão.
Palavras que podem RESTAURAR:
- Muito obrigado: apreciação.
- Você está lindo (a): alimenta a auto-estima.
- Ótimo: estímulo e motivação.
- Perdoe-me: humildade e reconciliação.

Aprenda a dizer: bom dia, boa noite, EU TE AMO!
Nosso coração é um solo fértil. O que é que temos plantado? Nossas sementes são do bornal de Deus ou do bornal de Satanás.
Com família não se brinca. Casamento é coisa séria.
Amado leitor. Entendo que casamento é um modelo adulto de intimidade. É uma escola onde nos matriculamos para aprendermos a ser o que nunca fomos. É uma sociedade entre duas pessoas pré-dispostas a servir um ao outro. É a construção de uma nova cultura a partir de duas culturas já existentes.
Mas acima de tudo, casamento é uma Aliança. Um pacto monogâmico, social e espiritual. Um casamento de sucesso deve estar provido de quatro características: Maturidade, flexibilidade, criatividade e humor.
MATURIDADE: O maduro não fala tudo o que pensa. É equilibrado, tem bom senso e sabe lidar com pequenas crises. FLEXIBILIDADE: Alguém tem que ceder. Abnegar, perdoar, dar o braço a torcer. Ser menos perfeccionista, radical, engessado.
Estruturas rígidas quebram com facilidade
CRIATIVIDADE: A rotina destrói a beleza do casamento.
HUMOR: O humor lubrifica as engrenagens de qualquer relacionamento. Não deixe o vinho virar vinagre. Quem não tem humor é como a dobradiça sem óleo de uma porta. Vive rangendo e perturbando os ouvidos de quem convive com ela.
Não existe família perfeita, mas Deus quer nos dar uma família feliz. Ele é o arquiteto da família, por isso nosso lar precisa ser uma escola, um refúgio e uma igreja.
Amem e deixem o amor de Deus permear sua casa, seu casamento. “O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim olharem juntos na mesma direção”.
Quando você perder as esperanças, lembre-se: o amor encontra esperança onde a razão desespera. Quando tudo parecer impossível, lembre-se: o amor está sempre disposto a acreditar em milagres. Se sentir algum dia que a luz do amor está se apagando, lembre-se: “A graça de Deus é o óleo que abastece a candeia do amor”.

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o metal que soa ou como o sino que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. 1CO 1 – 7
Deus é amor.

Comentários  

 
0 #3 amauri rezende 01/05/2013 16:28
Se todas as familias entendessem o plano de Deus para suas vidas a igreja do Senhor estaria curada.
Citação
 
 
0 #2 Josivaldo Alexandre 02/06/2012 09:58
Quero parabenizar o Pastor Mac Anderson,pelo comentário Família projeto de Deus, realmente a família é a célula máter da sociedade,preci samos de famílias estruturadas para termos sociedades estruturadas,De us está interessado pelas nossas famílias,que o Senhor continue vos abençoando e guardando na sua presença,amém.
Citação
 
 
0 #1 perina 18/08/2011 13:48
QUE DEUS CONTINUE A TE ABENÇOAR GRANDEMENTE
PAZ
Citação
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Banner